quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pr. Sidney Sales, Sobrevivente do Massacre do Carandirú

Vivendo no Inferno( Pavilhão Nove )
O Pavilhão Nove faz divisa com o Oito, ao fundo. Chega a ter mais de 2000 presos, a maioria condenada pela primeira vez. No Nove, existem duas Celas de Triagem com o número de prisioneiros que pode chegar a trinta, dormindo no chão, espremidos, tomando cuidado para não encostar o rosto nos pés do companheiro. As Triagem ficam trancadas o tempo todo. Os presos só descem para receber visitas aos domingos ou às quartas, das oito às quinze, quando são liberados para " procurar xadrez", tarefa árdua para os novatos desconhecidos, porque o direito de posse da moradia é dos ladrões de muito tempo.Assim que os "Triagens" chegam, os outros sobem para ver se entre eles há amigos ou inimigos. Nesse caso, o desafeto é ameaçado de morte e tem duas alternativas:
-Pedir refugio, desmoralizado, no amarelo do cinco.
-enfrentrar o desafio e as facas do inimigo e seus parceiros.
Como dizem os funcionários: "O Nove é um pavilhão de encontro". Embora a direção propositadamente mantenha alguns presos mais experientes no Nove, a alta concentração de jovens impetuosos é responsável pelas freqüentes confusões criadas no pavilhão. Quando chegamos ao Pavilhão Nove, começou uma gritaria tremenda:- E aí, bonequinha? Tá com medo? Vem ficar aqui na minha cela que, hoje mesmo você vira picadinho... Eles gritavam dizendo que estavam chegando novos, e começaram a nos ameaçar, dizendo que iam nos cortar, matar, querendo nos intimidar. Fomos então para outra cela. Uma nova triagem. Ali, novamente, um carcereiro veio nos advertir para não nos influenciarmos com drogas, com armas usadas lá dentro, como facas, estiletes ou com quadrilhas formadas dentro do sistema carcerario, porque, se não eles usariam canos de ferro, correntes, cabos de aço e outras armas para nos bater. Era o castigo para qualquer pessoa que fosse pego com armas, drogas e até baralho. Não pode entrar baralho na prisão, porque os detentos jogam a dinheiro, fazem apostas. Existem cassinos lá dentro. Se o detento for pego em contravenção é levado para R.O. -Regime de Observação.Fiquei ali naquele pavilhão, naquela cela. De repente apareceu alguém e perguntou: "- Tem alguem da zona sul ai?" - Aqueles homens começaram a gritrar: "- Tem sim. Capão Redondo, Vila Joaniza, Nakamura, Santo Amaro, Jardim Ângela, Jardim Mírian, Parelheiros, Nove de Julho.
"-Tem alguém do Grajaú, São José?" Nessa hora me chamaram e eu cheguei ali perto da grade e o rapaz me perguntou: "- De onde você é?" "-Eu sou do São José, respondi." "-Você não conheceu nem um Ney por lá?" "-Poxa, sou eu mesmo. Quem ta falando aí?" "-Aqui é o Judas, irmão da Tereza, do Jardim das Imbuias." "-E aí, como tá, mano? Ouvi falar muito de você. Inclusive nós mandávamos cigarro pra você. Você recebeu as encomendas?" "- Claro, "tudo em cima" (tranqüilo). Quando sair daí, você vem morar conosco, na nossa cela." Mas logo em seguida apareceu João Telo, um traficante que eu conhecia do Jardim Iporanga, próximo ao Parelheiros, e o Magrão, o Serjão, do Chácara Tanay; depois veiram alguns da estrada do M' Boi Mirim, o Bezerra, outros do Jardim Ângela, Nakamura; e apareceram alguns da Joaniza: o Tal, o Bongo, o Boy. Todos eles queriam que eu fosse morar com eles, pois todos eles foram ajudados por nós, quando estávamos em liberdade e, eles, presos. Como Judas havia me convidado antes, fui para a cela dele. O nome dele era Leandro.
Quando eu estava em liberdade, meu companheiro de quadrílha, o Rubens, sempre mandava dinheiro e drogas para Judas na prisão e sustentava a família dele na rua. Muitas vezes eu contribuí para isto, e então, ele tinha muita consideração por mim. Por isso conversou com o carcereiro, pagou pela minha transferência e eu fui transferido para a cela dele( na época era a 523E, do quinto andar). Quando cheguei naquela cela, fui recepcionado por ele e pelo Chico, parceiro do Leandro, que morava também ali. Havia também o Baianinho, cozinheiro, que mexia com a "barraca"( a barraca era como chamavam o armário onde eles guardavam a alimentação).

15 comentários:

Unknown disse...

paz . iai pastor e o everton como esta ? obrigado pela amizade quero saber qual o seu site

NEI POKER disse...

Olá pastor, antes de tudo quero agradecer pelo pouco tempo que juntos passamos em cristo,
aguardo contato, estou com saudades
dessa nossa grande amizade
Esse pouco tempo foi o sufuciente para poder ver e crêr que Deus abre
portas para os que anda em seus caminhos assim como ele fez com você e tenho certeza que o seu nome já está escrito no livcro da vida
até mais
fique com Deus

Unknown disse...

Eaeh pastos como o senhor tah ?
aqui é o jhones do jaraguá
Bom pastor to aqui pra manda
um forte abraço
e um abraços pra todos irmão
ai do mursa
muitaa paz pra todos !

Unknown disse...

Paz do Senhor... que em nome de Jesus o Sr. seja muito usado para salvar vidas... meu amado irmão está ai com o Sr. e eu creio em uma milagre de tranformação e salvação na vida dele!!!
Deus abençoe o Sr. e sua familia...

Unknown disse...

você fez muita familia sofrer roubando,furtando o bem de algum trabalhador que se sacrificava para ter alguma coisa e vinha pessoas como você e barbarisava ameaçando,batendo ou quem sabe matando.Fazia parte de uma quadrilha que hoje virou uma facção criminosa chamada PCC,só de ver os nomes e você mesmo disse que roubava para mandar dinheiro para seus "manos" na cadeia.Que Deus tenha piedade de você que ja fez muito mal para muitas pesssoas e agora eta escondido atrás da Biblia.

Unknown disse...

Olá Ney muito boa noite, por muitos anos eu me perguntava por onde ele anda ??? Sempre quando estou com o vando ( Neto da finada Dn.Maria, do Alexandre ) agente comenta da sua pessoa e de alguns ocorrido...Fico Feliz por saber que vc esta bem e agora ajundando as pessoas....Te encontrei atravez do Facebook e procurei Ler a sua Historia e acompanhar um pouco a sua caminhada atual...Fica com Deus rapaz....Meu nome e jhonnys (Irmao do Cezar) não sei se lembra de mim , mas o que vale e o grande homem que vc se tornou....FELICIDADES

Unknown disse...

Bom dia Sidney sou aluna universitária,no curso de jornalismo da faculdade UNG no municipio de guarulhos e vou realizar um tcc(trabalho de conclusão de curso) no final do ano,escolhi o tema carandiru porque foi algo que presenciei no ano de 1992, e que na época me sensibilizou bruscamente, pesquisei muito sobre o ocorrido na net, procurei por sobreviventes, como hoje estão estas pessoas, as historias etc, e você foi uma pessoa que me chamou muito a atenção, inclusive pela mudança em que Deus fez em sua vida, e acredito que para chegar onde está,passou por muitos obstáculos, e se faz esse papel hoje na sociedade é por conta de um ser, que acreditamos. Queria lhe pedir um e-mail de contato, desculpe por usar esta ferramenta e colocar o que procuro assim no ar, mas é que foi a unica forma que encontrei de ter um contato seu, espero que me ajude, e que possa falar sobre o caso. Espero sua resposta meu e-mail é ruana.priscila@ig.com.br.
Que Deus lhe abençoe.

Unknown disse...

paz pastor meu sogro estava preso nessa época no carandiru e munca mais falei com ele,como faço para saber ou encontrar listas dos mortos?

Racha cuca trivias respostas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Racha cuca trivias respostas disse...

Olá!
Conheci a história através do filme "Carandiru" em 2013 na época do Ensino Médio, pois tratava-se de um assunto a ser discutido em sala de aula. Me emocionei muito na cena em que "você" lê o salmo 91. Cheguei em casa, contei pra minha irmã, minha mãe de tão emocionada que fiquei. Cheguei a pesquisar entrevistas sobre o ocorrido e tudo mais.
No ano passado 2015,conversando com minha irma mais nova, falei que o fato q ocorreu iria ser abordado esse ano na classe dela (ja que era a mesma professora que dava a aula a mim) acabei lembrando da história novamente e resolvi pesquisar mais a fundo e pasmem! Em uma entrevista, descobri que você era de Jundiaí e trabalhou na prefeitura da cidade em que moro!
Aconselhei a minha irmã a conversar com a escola para uma possível palestra, entrevista quando esse assunto fosse tratado na classe dela. Porém, infelizmente o corpo docente da escola mudou e não seria mais possivel.
Mas mesmo assim fiquei feliz em saber de seu trabalho na minha cidade e outros trabalhos sociais seus!
Sempre que converso desse filme com alguém, sempre cito a parte do salmo 91 pois foi muito tocante, emocionante.
Existem pessoas sem coração que até chegam a concordar com esse ocorrido e eu sempre tento aconselhar as pessoas a verem entrevistas, pesquisar mais a fundo, saber a verdade por quem foi vítima.
Enfim!
Desejo tudo de bom! Muita luz no seu caminho e na sua família. Que Deus os abençoe! Parabéns!

Racha cuca trivias respostas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Racha cuca trivias respostas disse...

Olá!
Conheci a sua história através do filme "Carandiru" em 2013 na época do Ensino Médio, pois tratava-se de um assunto a ser discutido em sala de aula. Me emocionei muito na cena em que "você" lê o salmo 91. Cheguei em casa, contei pra minha irmã, minha mãe de tão emocionada que fiquei. Cheguei a pesquisar entrevistas e tudo mais.
No ano passado 2015,conversando com minha irma mais nova, falei que o fato q ocorreu iria ser abordado esse ano na classe dela (ja que era a mesma professora que dava a aula a mim) acabei lembrando da história novamente e resolvi pesquisar mais a fundo e pasmem! Descobri que você era de Jundiaí e trabalhou na prefeitura da cidade em que moro!
Aconselhei a minha irmã a conversar com a escola para uma possível palestra, entrevista quando esse assunto fosse tratado na classe dela. Porém, infelizmente o corpo docente da escola mudou e não seria mais possivel.
Mas mesmo assim fiquei feliz em saber de seu trabalho na minha cidade e outros trabalhos sociais seus!
Sempre que converso desse filme com alguém, sempre cito a parte do salmo 91 pois foi muito tocante, emocionante. Algo que só Deus consegue explicar!
Desejo tudo de bom! Muita luz no seu caminho e na sua família. Parabéns!

VIC disse...

Olá Sidney Sales, tudo bem?
Aqui quem fala é uma aluna da Etec de Artes, edificio da Centro Paulo Souza que ocupa atualmente onde era Carandiru, agora local chamado parque da juventude. Fazemos o curso de teatro e para apresentação final, o tcc, todos tiveram a ideia de fazer uma peça sobre o Carandiru. Soubemos a respeito do senhor por meio de entrevistas que concedeu, e gostaríamos muito que o senhor viesse até a nossa Etec e realizasse uma palestra e um bate-papo com nós alunos, a fim de contar a sua história antes de ser preso, durante a prisão e depois do massacre, para que a gente ouça uma experiência real e tenha conhecimento suficiente sobre como era o Carandiru, e realizarmos um excelente espetáculo. Todos estão muito ansiosos para te conhecer, e esperamos que o senhor aceite esse convite.
Se possível, entre em contato:

Victoria:

Telefone: 98559-7320

Email: vickybg1@gmail.com


Hellen:
Telefone: 961092055

Email: Hellen.cph2@gmail.com

Muito Obrigada, Fique com Deus :)

Zilda Sousa disse...

Ola pastor, paz do Senhor gostaria que o Senhor me mandasse o tel. de uma de suas clinicas. Ja estive ai algumas vezes conversando com o sr. Ja visitei duas delas e preciso entrar em contato com vcs. Aguardo sua resposta. Obrigado. Deus o abencoe.

Zilda Sousa disse...

Ola pastor, paz do Senhor gostaria que o Senhor me mandasse o tel. de uma de suas clinicas. Ja estive ai algumas vezes conversando com o sr. Ja visitei duas delas e preciso entrar em contato com vcs. Aguardo sua resposta. Obrigado. Deus o abencoe.